Cuidado com seu cão

Banho:
Não precisa de banhos frequentes, pois não possui um cheiro forte. Ao contrario, banhos muito frequentes podem danificar a pele e pelagem. Aconselhável nas épocas de troca de pelo, o que facilita o “processo”. Em épocas frias, certificar-se, que apos o banho o Husky esteja seco com secador. Seu pelo molhado em épocas frias deixa ele desprotegido e poderá provocar doenças como Infecção renal e outras. Recomendamos o uso de sabão de coco de primeira qualidade e shampoo neutro.

Exercícios :
Longos passeios, acompanhante de cooper, brincadeiras de bolinha sempre são bem vindos, mas deverão ser praticados nas horas menos quentes do dia (períodos cedo e no final da tarde).
Qualquer atividade esportiva (aglity e outras) sempre são bem vindas!

Piscinas:
Não é aconselhável deixar acesso livre a piscina, apesar do husky gostar de brincar com água e nadar! Caso, não hajam saídas planas em escadaria o cão poderá se afogar. Pelo salto poderá danificar seriamente os filtros e funcionamento da piscina. Banhos ou natação muito frequente sem secar, retém muita umidade no pelo, a pesar de que normalmente nem penetra ate a pele do cão, mas pode provocar fungos e outras irritações de pele. Isto se aplica também ao acesso livre a rios e lagos.

Alimentação:
Aconselhável uma ração super premium disponível no mercado. O filhote esta acostumado comer uma refeição 3 x ao dia, os adultos geralmente 2 vezes, pela manha e a noite. Ofereça a comida, deixe algum tempo e retire a comida caso ele não coma tudo. Alem de possivelmente estragar a comida, o Husky facilmente pega o hàbito de ficar beliscando de vez em quando , sem se alimentar direto . Devido a falta da concorrência ( outros membros da matilha) poderá se tornar facilmente muito exigente para comer ou adquirir o hábito de beliscar. Geralmente são bem aceitas frutas, como maca, banana, pera, pêssego, manga e cenouras.
Chocolates e biscoitos não são apropriados para petiscos. Faça com ele permita desde filhote, que você tire a tigela de comida na hora que quiser ou mexa com ele. Em épocas de muito calor e possível, que o Husky “bem alimentado” não coma por até tres dias, entretando deve beber água limpa e fresca, trocada diariamente sem deixar de lavar o recipiente. Quando não há suspeita de doença não comer neste periodo é uma atitude considerada como normal.

Adequação climática
Apesar de suas origens nórdicas, ao contrário do que se crê, huskies podem viver sem maiores problemas em qualquer zona climática, porém é necessário tomar alguns cuidados especiais quando faz calor excessivo, como prover-lhes bastante água e um lugar fresco e sombreado para descansar. Por outro lado, estes cães parecem ter um verdadeiro prazer em estar em meio a temperaturas baixas, e buscam o ar livre com afinco especial quando faz frio. Ainda assim, donos em potencial de huskies poder tranquilizar-se que climas subtropicais (não confundir com temperados), como do sul do Brasil, ou de Portugal (clima mediterrâneo), são perfeitamente adequados à sua criação.